quarta-feira, setembro 20, 2006

Porque temos a tendência para tentar justificar tudo o que fazemos perante a sociedade? Ninguém tem o direito de nos julgar! Apenas nós... e usualmente somos mais rigorosos que quem se pretende no direito de nos julgar.

Mas ainda assim condicionamos a nossa actuação, numa vã tentativa de agradar a "gregos e troianos", e por vezes esquecemos de ser nós mesmos.

Quando foi que as pessoas se esqueceram que somos apenas humanos? Ninguém há que não erre. Se aprendemos com os erros, muito bem, se não, o problema é exclusivamente nosso! Não é quem se julga no direito de criticar que vai sofrer as eventuais consequências que daí possam advir! Dou por mim a pensar, mas será que não têm vida própria? Porque é que os problemas de terceiros lhes interessam? Se for para ajudar a resolver, retiro tudo o que disse, mas intenções altruístas escasseiam no mundo em que vivemos... valham-nos as excepções!

É nesta alturas que me reconheço escorpião... a vontade de "picar" esses pretensos julgadores chega a toldar o raciocínio... aqui o ascendente deve ter uma palavra a dizer, pois raramente deixo que as coisas estravazem. Mas não é por falta de vontade!

Assisti esta manhã a uma cena mto feia... uma colega, com quem lido não há mto tempo, mas que me parece uma óptima pessoa, está a atravessar um processo de divórcio algo complicado. Os motivos só aos dois interessam, mas surge sempre alguém, que julgando ter a solução para todos os problemas dos outros, se julga no direito de criticar, dar palpites, pressionar... tudo sob o falso pretexto de "aconselhar"... doa a quem doer.

Tanto ou tão pouco lhe disse, que a minha colega acabou de rastos, sem controlar o choro em pleno escritório!Ainda não sei como consegui agarrar nela e sair dali, sem nada dizer àquela outra alma!

Qdo estamos em baixo, precisamos de uma mão amiga, não de críticas. Se não há capacidade para estender essa mão, ao menos que se evitem as censuras, directas, ou pior... camufladas sob falsos moralismos.

2 Comments:

At 21/9/06 11:32, Blogger SONHADOR said...

O teu último paragrafo diz tudo.

Bjos.

 
At 8/10/06 17:48, Blogger Mikas said...

Tens toda a razão, há pessoas que so se sentem bem quando vêm os outros em baixo.

 

Enviar um comentário

<< Home